quarta-feira, maio 14, 2008

Raw

1. A comida não deve ter como objectivo primário confortar, intoxicar ou compensar as flutuações de humor.

2. Não há real necessidade de uma sensação de “peso” no estômago ao fim de uma refeição.

3. Alimentos que se tornem acidos pela digestão deve ser menos utilizados. O aumento da acidez no sangue aumenta a incidência de cancro, diabetes, artrite etc. Assim como faz com que o corpo equilibre o pH eliminando cálcio, que pode inclusive ir buscar aos ossos, fragilizando-os.

4. A necessidade de uma alimentação rica em proteínas é um mito propagado pelo lobby das carnes. A quantidade de proteína necessária é mínima e perfeitamente preenchida por uma equilibrada alimentação vegetariana. Como é notório ao analisar a percentagem de proteína no leite materno humano, apenas 1 a 4%.
Excesso de proteína (por ex. através do consumo de carne e/ou produtos lácteos) é uma das causas apontadas para obesidade.

5. A deficiência de B12 existe tanto numa dieta vegetariana como numa que inclua carne, e é regida pela qualidade e eficiência da flora intestinal. Herbívoros não precisam de suplementos para obter/manter a sua B12.

6. Beber leite fora da amamentação e de outro animal é comportamento nunca visto naturalmente em qualquer outro mamífero, nem faz sentido em humanos. Muito menos adulterado ao nível do que nos é apresentado em supermercados hoje em dia.

7. Cozinhar os alimentos altera a sua estrutura química e baixa consideravelmente o seu valor nutricional. Há criação de toxinas e radicais livres que são assimilados e contribuem para o envelhecimento precoce do corpo. É tido como senso comum que com a idade o sangue venha a ser cada vez menos puro, assim como se registe um aumento de probabilidade de doença, mas tal geralmente ocorre por efeito de uma má escolha alimentar. Actualmente morre-se da intoxicação progressiva nas suas mais diferentes formas ,conduzindo inevitavelmente a doenças. e não de natural velhice. É também essa a razão porque as pessoas comem tanto, o corpo tenta assim complementar a nutrição deficiente que as comidas "processadas" ou "demasiado cozinhadas" lhe dão.
Não há nenhuma outra espécie de animal que precise de cozinhar os alimentos antes de os comer. E o Homem não o faz à tempo suficiente, em termos evolutivos, para justificar uma adaptação biológica a esse mesmo processo. Muito do que hoje se come seria desagradável ingerir cru, estamos longe dos hábitos alimentares ancestrais para os quais o nosso corpo evoluiu. Não digo com isto que alimentos desagradáveis crus como carne não pudessem ser ingeridos, somente que tal só faz sentido não havendo escolha, para sobreviver.

8. A medicina moderna trata/disfarça o sintoma deixando a origem da doença intacta. Óptima para tratar traumatismos mas nada eficiente perante doenças crónicas. Cada um deve ser responsável pelo seu corpo.
Quem escolheria em presença de espírito ter de depender do sistema de saude português em toda a sua magistral ineficiência e desesperante burocracia?

...
Top Ten Reasons To Eat A Raw Food Diet
Why Eat Raw?
Why a Raw Vegetable Diet

Etiquetas:

hoje? e só agora me dizes?