quinta-feira, março 26, 2009

O senhor das moscas

"Jesus é o senhor!" adorem o senhor todo poderoso...
errmm ... Parece propaganda para promover uma determinada hierarquia social subliminarmente opressora com antecedentes em todas as grandes civilizações passadas … deus é imencionável, omnipresente blablabla ... deus é o grande irmão metafísico. Temam/Amem a deus … ele vê tudo, sabe tudo e vai-te castigar, basta que estejas vivo.
Os faraós também eram representantes de deus (deuses) na terra … a ideia já tem muitos milénios … desde o tempo em que o homem teve a percepção de que as coisas do universo o ultrapassavam e que a única maneira do seu frágil ego não sair magoado, era acreditar que de algum modo tudo o que existia era feito para ele … o SEU mundo … onde nada poderia correr mal bastando que pagasse com as suas acções, intenções e rituais (e vida, no fundo)
Enquanto que o místico/curador da aldeia nada pediria alem de respeito, comida e guarida pelo seu trabalho, deve ter surgido algures um corruptor que resolveu que haveria de estar acima dos outros e a partir daí foi uma bola de neve, uma corrida ao poder (dizem que o poder é inebriante, devo ter esse gene desligado).
Sinceramente acho triste que haja pessoas tão ignorantes e claramente educadas para aceitar sem nada pôr em causa (chamam-lhe de fé). Pensar cansa pois claro, e ninguém se quer cansar.
Claro que nada disto soa a novidade aos 2 ou 3 leitores semanais deste blog. É que dei com isto e não resisti em comentar.
Bem … também é verdade que tenho alguns swings místicos de tempos a tempos … mas espiritualidade não dogmática e experiência pratica individual sem filtro são coisas relativamente inexistentes na religião institucionalizada moderna … particularmente na cristã, puro controlo de massas … reverência e medo.
Aliás o medo é uma emoção tão básica em qualquer ser senciente que nem faria sentido não ser explorada até à exaustão.

Se todos somos "especiais"/particulares/preciosos, protegidos por deus, então como se justifica a brutal desigualdade no acesso à "riqueza"? :)

Por outro lado, uma larga comunidade de identificação comum tem de ter algum tipo de hierarquia e especialização complexas ... ou desconjuntar-se-ia naquilo que é a verdadeira natureza social humana, as tribos de não mais de algumas dezenas de individuos.

apresento as minhas desculpas pela ligeira incoerência, mas estava cansado e com sono.

Etiquetas: , , , ,

hoje? e só agora me dizes?